Espaço do afiliado

Programa de Afiliados: O que é e Como Funciona

Ivone Santos      terça-feira, 30 de maio de 2017

Compartilhe esta página com seus amigos
o que sao Programa de Afiliados


Post atualizado: 16/08/18

Você sabia que é possível ganhar uma renda extra na internet, ou até mesmo criar um negócio online, trabalhando com programa de afiliados?

Se você é iniciante no mercado de afiliados e não está muito familiarizado com o tema, fique tranquilo que neste artigo você irá entender tudo sobre o que é programa de afiliados. Preparado?

Vamos lá!

Para esclarecer as suas dúvidas, primeiramente vamos definir o que são  programas de afiliados.

De acordo com o especialista em e-commerce, Dailton Felipini, programa de afiliado é uma estratégia de web-marketing utilizada por empresas com o intuito de obter tráfego e consequentemente efetuar vendas na internet.

Digamos que eu criei um E-book e estou vendendo através do meu site ou blog.

Eu posso convidar outras pessoas para promover esse E-book e oferecer, por exemplo, uma comissão de 50% por cada venda realizada.

Então, supomos que você se afiliou a este e-book e ofereceu para outras pessoas, se estas gostarem e comprarem o meu produto, você receberá metade do pagamento que gerei por sua indicação.

Dessa forma, você ganha por ter vendido o meu e-book e, eu ganho por tê-lo criado e disponibilizado para que você pudesse promovê-lo. Legal, não é mesmo?

Como Funcionam os Programas de Afiliados


O que é e como funciona os programas de afiliados


Quer salvar esta imagem no Pinterest? Clique no botão abaixo wink


De forma geral, um programa de afiliados pode ser utilizado por qualquer pessoa, ou empresa que vende produtos físicos ou digitais e quer aumentar suas vendas, sem ter que investir tanto em marketing.

Assim, ao implantar um programa de afiliados, a empresa recebe milhares de visitas em suas páginas de vendas, e só pagam comissões quando determinada ação é realizada.

Basicamente, o programa funciona de duas formas distintas:
 

  • Se a empresa tiver recursos, ela pode desenvolver ou comprar um software de gerenciamento e executar um programa de afiliados de forma interna.
     

  • No entanto, caso não tenha recursos ou não queira administrá-lo, ela pode se cadastrar como um anunciante numa rede de afiliados, a qual recebe uma pequena taxa e gerencia todo o processo de pagamento entre o produtor e vendedor.


Para funcionar de forma efetiva, um programa de gerenciamento devem executar funções básicas como:
 

  • Divulgação através de links e banners;

  • Inclusão e exclusão de afiliados;

  • Rastreamento de cliques;

  • Acompanhamento online do desempenho por parte de cada afiliado e anunciante;

  • Pagamento e gerenciamento das comissões. 

Tipos de Comissões Praticadas
 

tipos de comissoes praticadas no mercado de afiliados


O pagamento de comissões nos programas de afiliados é realizado de várias maneiras, entre elas, as mais comuns são:

 

  • Custo por Mil Impressões (CPM) – quando o afiliado recebe uma comissão por cada mil visualizações em seu anúncio. Essa modalidade não tem sido muito utilizada, uma vez que o anunciante é obrigado a pagar a comissão ao afiliado, mesmo que não tenha ocorrido nenhuma venda.
     

  • Custo por Lead (CPL) – quando o visitante se cadastra na lista do produtor, o afiliado recebe uma comissão previamente estabelecida
     

  • Custo por Venda (CPV) – nesse caso, o afiliado recebe uma comissão toda vez que efetuar uma venda através do seu link. Por exemplo, digamos que você se afiliou a um produto na Hotmart e efetuou algumas vendas. Quando fechar o mês ou terminar o período de garantia do produto, a plataforma deposita a comissão na sua conta.  

O que Preciso para Ser um Afiliado

o que preciso para ser um afiliado


Se você pretende trabalhar como afiliado é fundamental que você compreenda alguns passos.

Primeiramente, você precisa ter um conhecimento básico sobre vendas ou estar disposto a aprender técnicas para oferecer um produto da maneira correta.
 

Não adianta ter um bom produto, com um monte de pessoas interessadas, se você não sabe fazer uma oferta que chame a atenção desse público.

Em seguida, você precisa escolher um nicho de mercado que você domina ou tenha interesse em aprender, que tenha muitas pessoas interessadas, a ponto de ser lucrativo.

Feito isso, estude tudo sobre o nicho escolhido e faça uma análise para identificar as necessidades e desejos desse público.

Com a informação em mãos, ficará fácil você identificar os produtos que irão ajudar essas pessoas.

Feito isso, cadastre-se em algum programa de afiliado e escolha os produtos de qualidade e que seja útil para a sua audiência.

Identifique o perfil de consumo e as características dos supostos clientes e ofereça soluções, colocando as estratégias de vendas em prática.

Vale ressaltar que essa sequência não é uma regra, você pode analisar um produto primeiro e, em seguida, identificar o público alvo para fazer uma oferta, por exemplo.

O importante é que faça um planejamento e siga um passo a passo básico para alcançar o sucesso nesse mercado.

Leia também Como trabalhar como afiliado
 

Quanto Posso Ganhar Como Afiliado?

quanto ganha um afiliado


Responder a essa pergunta não é uma tarefa fácil, inclusive porque depende muito do objetivo, grau de esforço e até mesmo dos investimentos de cada afiliado.

É possível viver exclusivamente dessa atividade, porém, para alcançar bons resultados é preciso estudar, trabalhar duro, aprender e aplicar técnicas, fazer muitos testes e estar sempre atualizado com o que acontece no mercado.

O interessante dessa profissão é que você determina o quanto você quer ganhar e faz o seu próprio salário. Ou seja, se você quiser ganhar R$ 5 mil por mês, basta seguir um plano de ação e trabalhar de forma consistente, até atingir esse objetivo.

Uma vez que você aprende trabalhar de forma certa e, encara essa profissão como um negócio, fica mais fácil atingir qualquer objetivo.

Leia também » Como ganhar dinheiro como afiliado «

 

Que Tipo de Produto Promover

que tipo de produto promover


Há uma variedade enorme de produtos em vários segmentos para promover, que vão desde produto físico a Infoprodutos.

O importante é que você escolha um produto ou serviço de qualidade e que você confie.

Assim, se você indica apenas bons produtos e/ou serviços, automaticamente sua comissão se torna garantida, uma vez que diminui a probabilidade de desistência ou pedido de reembolso, por parte do cliente que adquiriu tal produto/ serviço através da sua indicação.

Por outro lado, se você trabalha com um produto de qualidade duvidosa, além de reduzir suas chances de efetuar vendas, pode interferir na sua reputação de forma negativa, fazendo com que as pessoas percam a confiança e deixem de fazer negócios com você. E claro, não é isso que você quer, não é mesmo?

Principais Plataformas de Afiliados

principais plataformas de produtos digitais


O mercado de afiliados é enorme e possui muitas plataformas que oferecem oportunidades de trabalhar com produtos, desde físicos a digitais.

No entanto, para não ficar cansativo nosso artigo, vou citar apenas 4 plataformas para que você possa ter um conhecimento prévio desse mercado que cresce a cada dia.

Hotmart

Atualmente a Hotmart é a maior plataforma brasileira de produtos digitais e a mais conhecida entre produtores e afiliados. A plataforma conta com mais 70 mil produtos disponíveis, em vários nichos de mercado.

Além de facilitar a interação entre produtores e afiliados, a plataforma possui diversas ferramentas inteligentes como o Blueprint, que avalia a qualidade do produto, e a Temperatura que indica se o produto vende e se é bem aceito no mercado.

Eduzz

Concorrente da Hotmart, a eduzz é uma plataforma que vem crescendo no Brasil. Para o afiliado, uma dos benefícios de se trabalhar com a eduzz é o recebimento de comissões, onde este pode solicitar o dinheiro 2 dias após a venda.

Outra vantagem da eduzz é o funil infinito, no qual a plataforma consegue identificar a venda vinda do afiliado meses ou até anos após o clique no link na página de captura ou de venda.

Monetize

A Monetizze é uma plataforma similar a Hotmart e a Eduzz que vem conquistando seu espaço no mercado de Infoprodutos.

Uma das vantagens é a agilidade no recebimento de comissões, onde o afiliado pode solicitar a antecipação do dinheiro referente às vendas, sem a necessidade de ter que esperar 30 dias.

Builderall

A Builderall (antiga OMB100) é a maior plataforma de marketing digital e conta com mais de 15 ferramentas que inclui desde construtores de sites e blogs, email marketing, página de captura, página de vendas, loja virtual, ferramenta de webinar, Chat Boot e muito mais.

A plataforma possui um sistema diferente de afiliados, chamado de Afiliado Alavancado, onde você ganha 100% de comissão toda vez que fizer uma venda e ainda terá ganhos de 30% todos os meses enquanto o cliente estiver ativo na plataforma.

Outro diferencial do sistema de afiliado alavancado é que você ganha comissões em dois níveis. Ou seja, quando você vende um plano comercial, para quem vai trabalhar como afiliado, este afiliado irá vender para outros clientes. Assim, você ganha mais 30% mensal de todos os clientes que estiver na rede deste afiliado.

Esse é o melhor programa de afiliados da atualidade, na minha opinião, que permite ganhar comissões recorrentes e contruir um negócio online sólido, com um produto de alta demanda e que atende todos os nichos da internet.

Saiba mais sobre o modelo de negócio Afiliado Alavancado » neste artigo «

Como foi dito antes, existem uma variedade enorme de programas de afiliados disponíveis no mercado, cabe a você se cadastrar em cada um deles e analisar todos para identificar o que mais se adéqua ao seu objetivo.

 

É Possível ter Sucesso Como Afiliado?

como ter sucesso como afiliado


Com certeza! Se você seguir uma boa estratégia e trabalhar com foco e dedicação, é possível ganhar muito dinheiro neste mercado, mas infelizmente poucas pessoas estão dispostas a encarar os desafios de empreender pela internet.

Uma dica, compartilhada por muitos afiliados de sucesso é encarar o seu trabalho como um negócio, e construir uma base sólida, de forma que possa aumentar seus rendimentos com o tempo.

A maioria dos afiliados de sucesso trabalham com construção de lista de emails, blogs ou mini sites, já que é uma forma de ter sua própria estrutura e construir renda passiva, o que permite realizar mais vendas a longo prazo.

Por outro lado, os que buscam resultados rápidos trabalham promovendo seus links por meio de anúncios pagos no facebook ads, google adwords, bing ads entre outros.

Assim, como em todo negócio, é necessário que você tenha uma estratégia e faça um investimento inicial, mesmo que seja do seu tempo.

Não importa se você vai criar um blog, mini site ou divulgar suas campanhas no Facebook Ads, você precisa definir uma boa estratégia e seguir os passos em direção ao seu objetivo.

O diferencial é ter autoridade em um nicho específico. Para isso você precisa adquirir o máximo de conhecimento sobre o seu segmento e sempre produzir conteúdo relevante para o seu público, seja por meio de blog, YouTube ou Redes Sociais.

Não se iluda com promessas de ganhar dinheiro fácil, no piloto automático.

Para trabalhar como afiliado é preciso estar disposto a estudar (muito!) e colocar as estratégias em prática. Determine o seu objetivo e trabalhe no intuito de alcançá-los


Conclusão:

Neste post você entendeu o que são e como funciona os programas de afiliados, como ser um afiliado e ganhar dinheiro neste mercado.

Espero que essas dicas tenha ajudado você analisar os principais programas de afiliados e que você faça a melhor escolha para começar a trabalhar e ganhar dinheiro como afiliado.

Caso tenha alguma dúvida entre me contato comigo ou deixe seu comentário abaixo para que eu possa ajudá-lo.

Até a próxima!

ARTIGOS RELACIONADOS

 

O que é e Como Funciona o Sistema de Afiliado Alavancado

quinta-feira, 6 de setembro de 2018

15 vantagens de trabalhar como afiliado na internet

terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

Como Trabalhar Como Afiliado na Internet

quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

Comentários

Oportunidade-de-Negócio-Micro_Franquia_Builderall
Marketing Afiliados
Trabalhar em Casa
Tráfego
Redes Sociais
Ferramentas

Artigos Mais Lidos

57 Ideias Para Trabalhar em Casa e Criar Renda Própria

segunda-feira, 24 de julho de 2017

Como Trabalhar em Casa e Ter Renda Extra na Internet

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Como escrever um artigo para blog? 7 Dicas poderosas

quinta-feira, 5 de abril de 2018

10 Sites para Trabalhar Como Freelancer

quinta-feira, 19 de abril de 2018

Mude Sua Vida

Cadastre-se para receber dicas e artigos que vão te ajudar a ter um negócio sólido e lucrativo na internet

100% Seguro!

Canal no Youtube

Siga-nos



Perfil no Pinterest

Sobre o Autor

Ivone Santos

Olá, tudo bem? Atualmente trabalho em casa pela internet. Criei esse Blog com o Intuito de Compartilhar meu Conhecimento e Descobertas no Mercado de Afiliados e ajudar a outras pessoas a ingressar nesse ramo que vem crescendo cada vez mais.

Saiba Mais
A plataforma Builderall tem todas as ferramentas de marketing digital que você precisa