Espaço do afiliado

O que é Marketing? Definição simples e direta

Ivone Santos      sexta-feira, 25 de maio de 2018

Compartilhe esta página com seus amigos
O que é marketing? Definição simples e direta


Você realmente sabe o que é marketing?


Se você tem alguma dúvida, continue lendo este artigo que você vai entender o conceito de marketing, de uma forma muito simples e vai descobrir que marketing é muito mais do que vendas e propaganda.


Agora, se você já tem um conhecimento avançado sobre esta área, este post não vai te ajudar, mas te convido a deixar o seu comentário no final desta página, para ajudar outros leitores que estão pesquisando sobre o assunto.


Quando falamos em marketing, muita gente acha que se trata apenas de vendas, propaganda e preço. Mas na verdade, marketing é muito mais do que isso e é bem mais complexo do que se imagina.


Mas afinal, o que é marketing?


Calma que já vou chegar lá! Mas antes, confira o vídeo que gravei falando um pouco sobre o assunto.

O que é Marketing?
 


De acordo com a AMA (American Marketing Association), “O Marketing é uma atividade, conjunto de instituições e processos para criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que tenham valor para os consumidores, clientes, parceiros e sociedade em geral.”


De uma forma bem resumida, marketing é um conjunto de processos que envolve a pesquisa, o desenvolvimento, comunicação e a entrega de valor para o cliente, através do produto ou serviço, de uma forma que todos ganham.


É muito comum ouvirmos que marketing se trata apenas de vendas e divulgação de produtos ou serviços, mas na verdade, o marketing começa muito antes da criação do produto ou serviço.

O ideal é fazer uma pesquisa de mercado para identificar as tendências de comportamento, necessidades e desejos das pessoas, o potencial do mercado, o poder de compra dos consumidores e avaliar se é viável criar algo para resolver as necessidades e possíveis desejos dos consumidores.

A partir daí, fica mais fácil desenvolver um produto ou serviço, já que você já identificou um público que está procurando uma solução para um desejo ou necessidades que não estão sendo exploradas.

 

A evolução do marketing em 4 fases
 

A evolução do marketing do 1.0 ao marketing 4.0


Agora que você já entendeu o conceito básico de marketing, vamos falar um pouco sobre o seu processo de evolução.


O marketing tem evoluído muito ao longo tempo, em função da globalização, do avanço da tecnologia, do comportamento do consumidor, entre outros fatores que influenciam no processo de compra e demanda novas maneiras e meios de comunicação para chamar a atenção dos clientes e gerar vendas.


Não irei aprofundar muito neste post, mas vou fazer um breve resumo para que você compreenda o processo de evolução do marketing, desde o marketing 1.0 até o marketing 4.0, de uma forma bem simples.
 

  • Marketing 1.0
     

Este tipo de marketing, que vem desde o início da revolução industrial, tinha o foco exclusivo no produto e não se importava com a opinião do consumidor.

Também era caracterizado como o “marketing de massa”, já que o foco era oferecer produtos com um preço acessível a todos que quisessem comprá-los.
 

  • Marketing 2.0
     

Essa fase do marketing surgiu na era da informação e tinha como foco o consumidor que, agora tem acesso à informação e consegue comparar produtos, preços entre outros fatores que atendem às suas necessidades, da melhor forma possível.


Assim, surge a necessidade de diferenciação de produtos e segmentação do público para melhor atender às necessidades e desejos dos consumidores. E cria-se o conceito de “ o cliente tem sempre razão”.
 

  • Marketing 3.0
     

Nessa fase, as empresas não se preocupam apenas em vender, mas a forma como vendem seus produtos e o impacto que causam no consumidor.


As estratégias de marketing estão relacionadas com a “Visão, a Missão e os Valores” das empresas que passam a se preocupar com questões ambientais e humanas.


As empresas orientadas para o marketing 3.0 apresentam esperança os problemas do mundo e, com isso conseguem melhorar a experiência do consumidor, onde se cria uma afinidade com a marca.
 

  • Marketing 4.0
     

Já o marketing 4.0 é uma adaptação do marketing para a era digital, uma vez que os consumidores estão cada vez mais ligados à internet, buscando soluções para os seus problemas, comparando produtos e serviços e buscando opiniões relevantes antes de tomar uma decisão de compra.
 

Hoje em dia as pessoas são cada vez mais impactadas por marcas, produtos e serviços na internet e, com tantas opções, é preciso buscar formas de marcar presença, chamar atenção dos consumidores e oferecer a solução que eles precisam, onde é que eles estejam.
 

Ou seja, não importa o tipo de negócio, você precisa estar onde seu público estar, e se ele está na internet, bom, você já sabe!

 


Conclusão

 

As empresas e profissionais que orientados para o marketing buscam conhecer seus clientes, saber o que eles desejam e, oferecer exatamente o que eles querem, de uma forma melhor do que seus concorrentes. Se as necessidades e desejos mudam, você precisa mudar também.
 

O marketing está sempre mudando à medida em que muda os hábitos e comportamento da sociedade e, temos que acompanhar essa evolução, se quisermos se destacar e manter no mercado competitivo.
 

Agora, eu quero saber de você:


Você acha que o marketing é importante na decisão de compra? O que você achou desse assunto? Deixe seu comentário aqui abaixo!

​Gostou desse artigo? Compartilhe com seus amigos que têm interesse nesse assunto e salve este artigo no pinterest, clicando no botão salvar, logo abaixo! smiley

Um abraço!
 

Ivone.

 


Você também pode gostar de:
 
10 Sites para Trabalhar Como Freelancer

quinta-feira, 19 de abril de 2018

Como Trabalhar em Casa e Ter Renda Extra na Internet

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Nicho de Mercado: Conceito e Definição

terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

Comentários

Oportunidade-de-Negócio-Micro_Franquia_Builderall
Marketing Afiliados
Trabalhar em Casa
Tráfego
Redes Sociais
Ferramentas

Artigos Mais Lidos

57 Ideias Para Trabalhar em Casa e Criar Renda Própria

segunda-feira, 24 de julho de 2017

Como Trabalhar em Casa e Ter Renda Extra na Internet

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Como escrever um artigo para blog? 7 Dicas poderosas

quinta-feira, 5 de abril de 2018

10 Sites para Trabalhar Como Freelancer

quinta-feira, 19 de abril de 2018

Mude Sua Vida

Cadastre-se para receber dicas e artigos que vão te ajudar a ter um negócio sólido e lucrativo na internet

100% Seguro!

Canal no Youtube

Siga-nos



Perfil no Pinterest

Sobre o Autor

Ivone Santos

Olá, tudo bem? Atualmente trabalho em casa pela internet. Criei esse Blog com o Intuito de Compartilhar meu Conhecimento e Descobertas no Mercado de Afiliados e ajudar a outras pessoas a ingressar nesse ramo que vem crescendo cada vez mais.

Saiba Mais