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O que é e Como Fazer Email Marketing

Ivone Santos      segunda-feira, 17 de setembro de 2018

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O que é e como fazer email marketing de forma profissional e efetiva


O que é email marketing? Como funciona? Como fazer email marketing? Descubra o que é e como fazer email marketing de forma profissional.

Talvez você já tenha ouvido por aí que o email marketing morreu, mas a verdade isso está longe de acontecer.

O email marketing é um dos maiores ativos de uma empresa, e muitos profissionais acreditam que é a melhor estratégia de fazer marketing na internet.

E se você ainda não utiliza o email marketing, ou tem alguma dúvida, esse post vai clarear a sua mente.

Hoje vamos falar sobre o que é email marketing, quais as vantagens, como funciona o email marketing, quais são os tipos de email marketing e como fazer email marketing da forma correta.

Preparado? Então vamos lá!

 

O que é e como fazer email marketing?


O que é, como funciona e como fazer email marketing de forma efetiva


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Email marketing é um tipo de estratégia em que o email é utilizado como canal direto de comunicação entre empresas e pessoas previamente cadastradas.

O objetivo do email marketing é criar um relacionamento com a lista de pessoas interessadas nos produtos, serviços ou soluções que a empresa oferece, para que elas venham a comprar.

Por muitos anos o email foi utilizado como uma forma de comunicação em massa. As mensagens tinham pouca importância para quem recebia.

Por esse motivo, essa estratégia não era tão utilizada, já que era vista como invasiva e quase não davam retorno.

Mas a estratégia evoluiu e esse pensamento mudou.

Atualmente o email é utilizado de forma inteligente, por diversas empresas e profissionais de marketing e se tornou uma das estratégias mais importantes e rentáveis na internet.
 

Quais são as vantagens do Email Marketing?


Email marketing ilimitado para sempre


Há várias vantagens de se utilizar o email marketing de forma efetiva, mas vou citar algumas delas para que você entenda o verdadeiro poder dessa ferramenta.
 

Aumento das vendas

Através de uma lista de emails você tem a oportunidade de converter pessoas interessadas em clientes e pode inclusive vender mais de uma vez para o mesmo cliente, desde que trabalhe de forma estratégica.
 

Aumento do tráfego

Outra vantagem é utilizar as mensagens por email para enviar tráfego para o seu site/blog e outros canais que você utiliza.
 

Maior controle

Você tem o total controle sobre a sua lista e as campanhas de emails.

Isso significa que você pode enviar emails quando achar necessário e sua mensagem será entregue rapidamente, para todas as pessoas cadastradas.

Se utilizar um bom software, você saberá exatamente quem abriu seu email, quem clicou nos links, se houve descadastro, etc.

Com as métricas em mãos, você poderá personalizar suas mensagens, de acordo com a ação do lead.
 

Como funciona o e-mail marketing?


Como funciona o email marketing


Primeiramente, você precisa de uma lista de contatos de pessoas interessadas na solução que você oferece.

Não significa que você pode comprar uma lista de emails. Aliás, não faça isso, jamais!

Você precisa construir a sua própria lista de pessoas interessadas na sua mensagem, que lhe deu permissão ao decidirem se cadastrar para receber novidades.

Essa lista pode conter o nome e o endereço de email ou somente o email das pessoas cadastradas.

Você pode ter várias listas de emails, separadas por categorias e interesses, de acordo com a sua estratégia.

Para trabalhar com email marketing, você precisa de uma ferramenta de disparo em massa com autoresponder, para que você possa automatizar suas mensagens.

Com a ferramenta de email marketing, basta você selecionar a lista, criar as mensagens e programar os horários de entrega.

A ferramenta irá entregar todas as mensagens na caixa de entrada do usuário de forma eficiente.

Depois disso, você poderá mensurar os resultados, de acordo com as métricas apresentadas pelo autoresponder.

Você vai saber quantas pessoas receberam sua mensagem, quem abriu, quem clicou nos links, quem marcou como spam e se alguém descadastrou da sua lista.

Com base nessas métricas, você poderá criar emails personalizados, de acordo com o comportamento de cada usuário.

Incrível, não é mesmo!

 

Tipos de email marketing



O conteúdo de um email marketing não se trata apenas de vendas.

Há diversos formatos que você pode utilizar para se relacionar por email

Mas é preciso definir seus objetivos e utilizar o formato correto, de acordo com a mensagem que deseja transmitir.


Newsletter


Conhecida também como boletim informativo, Newsletter trata-se de um conteúdo enviado por e-mail, de forma periódica.

O objetivo é manter as pessoas atualizadas, sobre os assuntos que demonstraram interesse.

Com o intuito de manter as pessoas informadas.

Você pode utilizar esse formato para educar sua audiência até o momento de compra.


Email promocional


O objetivo do email promocional é oferecer uma oferta de produto ou serviço.

É importante que esse tipo de email seja atraente e objetivo para chamar a atenção do usuário e incentiva-lo a clicar.

Para ter maiores resultados, é recomendado trabalhar com segmentação, a fim de oferecer a solução certa, no momento certo.

E lembre-se de utilizar call-to-actions para incentivar a tomada de decisão.

 

Emails sazonais


Como o próprio nome já diz, esse tipo de email é utilizado em datas comemorativas, como dia dos pais, dias dos namorados, natal, etc.

O objetivo é parabenizar o lead e fazê-lo se sentir especial em datas específicas, como aniversário, por exemplo.

Existem muitas datas comemorativas para trabalhar, cabe a você escolher as que fazem sentido para o seu negócio e para a sua audiência.


E-mail de boas vindas


Esse tipo de email é enviado logo após que o lead se cadastrou na sua lista.

Pode ser utilizado somente com o intuito de dar boas vindas ao usuário ou para informá-lo sobre o conteúdo que irá receber nos próximos emails.


Atualizações do blog


Se você tem um blog, utilize o email marketing para manter seus leitores atualizados.

Sempre que postar um novo conteúdo, envie um email avisando sobre aquela postagem.

Além de nutrir sua lista, você gera mais tráfego, de forma gratuita.

 

Como fazer e-mail marketing
 

Como fazer email marketing


Antes de qualquer coisa, você precisa ter um domínio para criar uma conta de email profissional e um remetente da sua escolha.

É importante que você utilize um nome pessoal como seunome@seuwebsite.com.br, por exemplo.

Lembre-se que pessoas gostam de se relacionar com pessoas.

Feito isso, siga o passo a passo básico para fazer email marketing.


Planeje sua estratégia


Antes de começar a construir a sua lista de emails, é importante definir uma estratégia.

Qual o seu objetivo com o email marketing? O que espera alcançar?

Responda essas questões e defina uma meta para a sua estratégia.

Escolha uma ferramenta de email marketing
 

Programa de email marketing ilimitado para sempre


Agora que você decidiu trabalhar com email marketing, é hora de escolher uma ferramenta para envios de emails.

Existem diversos sistemas de email marketing no mercado, tanto gratuitos, quanto pagos.

Os programas gratuitos geralmente são limitados, e têm poucos recursos.

O ideal é que você invista em uma ferramenta paga profissional, que lhe ofereça todos os recursos necessários e que tenha uma boa taxa de entrega.

Eu utilizo e recomendo o Mailing Boss da Builderall, o qual possui um sistema de segmentação inteligente e lhe permite capturar e enviar contatos ilimitados, com alta taxa de entrega.

Atualmente  a ferramenta está com uma oferta promocional, pelo valor único de Apenas R$ 150,00 (sem mensalidade.


Construa a sua lista
 

Depois de escolher a ferramenta de email marketing, o próximo passo é colocar a estratégia em prática para construir a sua lista.

Nessa parte é importante saber exatamente como irá capturar os emails.

  • Qual conteúdo que irá utilizar?

  • Qual canal de comunicação?

  • De que forma irá começar?


Existem várias maneiras de capturar emails e você pode utilizar juntas ou escolher a que achar mais adequada.

Entre as opções mais comuns, estão;


Box de captura

Uma opção muito comum, é inserir formulário de captura no website ou blog, nas laterais e/ou dentro das páginas de conteúdos.
 

Pop-Ups

Os pop-ups é uma ótima opção para capturar emails em sites e blogs. Pode ser utilizado em páginas específicas, na entrada ou saída do seu website


Landing Pages

Uma landing page é uma página de aterrissagem e pode ser utilizada para entregar um conteúdo de valor e incentivar o usuário a fornecer o email, em troca do benefício.

 

Defina uma frequência
 

Uma vez que você começou a criar a sua lista, é importante manter uma frequência para manter sua audiência engajada.

Não envie emails de mais, nem mais de uma vez por dia (ao menos que seja necessário), do contrário, as pessoas podem sair da sua lista.

Dependendo do seu negócio, você pode começar com um email por semana e ir se adequando com o tempo.

Uma média razoável, seria um envio a cada 3 dias.

O mais importante é que você mantenha uma frequência constante para manter o engajamento.


Segmente a sua lista


Ter uma lista segmentada é fundamental para o sucesso na sua estratégia de marketing.

Crie lista de acordo com os interesses e comportamento das pessoas, assim você poderá se comunicar de forma mais efetiva.

Você pode criar uma lista de compradores, interessados no produto x, potenciais clientes e assim por diante.

E como saber exatamente o que o lead quer?

Há várias formas de descobrir isso, a mais comum é fazendo perguntas.

Isso mesmo! Você pode criar formulários com perguntas estratégicas e enviar para a sua lista.

Mas seja objetivo, faça perguntas curtas e de resposta rápida.

Lembre-se que as pessoas não gostam de "perder tempo".

 

Analise os resultados


O próximo passo é avaliar os resultados e ver o que está ou não funcionando.

Seus emails estão sendo entregues? Qual a taxa de abertura? As pessoas estão clicando nos links?

Essas são as questões básicas que você precisa avaliar na sua estratégia de marketing por email.

Com base nas análises, você saberá o que precisa ser melhorado e o que está dando resultados.


Conclusão

Neste artigo você aprendeu o que é e como fazer email marketing de forma efetiva e profissional.

Entendeu como funciona e quais são as vantagens de trabalhar com email marketing.

Quais são os tipo de campanhas de emails mais utilizadas e como escolher o melhor formato.

Espero que você tenha entendido a importância do email marketing e que utilize de forma estratégica em suas campanhas.

Caso ainda não tenha uma ferramenta, recomendo que conheça o mailing boss, que é o sistema que utilizo.

Com essa ferramenta você poderá capturar e enviar emails ilimitados, segmentar a sua lista e criar campanhas com base em métricas inteligentes.

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Lembrando que o sistema de email está com uma oferta promocional, por apenas R$ 150,00, sem mensalidade.

Mas, essa oferta não vai durar por muito tempo. Então garanta já a sua conta.

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Um abraço e até a próxima!
 

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Sobre o Autor

Ivone Santos

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