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Nicho de Mercado: Conceito e Definição

Ivone Santos      terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

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nicho de mercado: conceito e definição

Com o avanço da internet e a mudança do perfil do consumidor, a cada dia surgem novas oportunidades de negócios, nos mais variados nichos de mercado, sobretudo no ambiente virtual.

Se você faz parte das pessoas que querem começar um negócio próprio, seja no ambiente online ou offline, saber escolher um nicho de mercado é um dos passos mais importantes para atrair o público alvo e se comunicar de forma assertiva.

Continue lendo este post que você vai aprender mais sobre:

  • Conceito e definição de nicho de mercado
  • Nicho de mercado na internet
  • Segmentação de mercado
  • Bases para fazer a segmentação de mercado
  • Como escolher um nicho de mercado

Tudo isso e muito mais!
 

Este post foi postado originalmente no dia 07 de Julho de 2017 e foi atualizado para que você possa aproveitar o máximo do conteúdo.


Nicho de mercado é uma parte de um determinado mercado, formado por um menor número de consumidores, com características semelhantes e necessidades que não estão totalmente atendidas pelo mercado atual.


“Nicho de mercado é um segmento com características especiais em termos de necessidades a serem atendidas”.

Dailton Felipini


Em função disso, o pequeno empreendedor tem a oportunidade de atender com excelência a uma necessidade específica de certa audiência, ao ponto de se tornar a primeira escolha por esse público.

Em outras palavras, um nicho representa oportunidades de negócios que pode ser aproveitadas pelo empreendedor.  Consequentemente, é mais viável ser o número um dentro de um nicho do que se manter em primeiro em um mercado com alta concorrência.

Na busca por um nicho, é importante pensar sobre: “o que” e “para quem” será vendido tal produto ou serviço. Pergunte-se: o que vou oferecer? Quem é o meu público?

Além disso, é necessário identificar o tamanho do segmento, o nível da concorrência e as características principais do produto.
 

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Nicho de mercado na Internet

nicho de mercado na internet


Quando se fala em nicho de mercado na internet estamos referindo a um grupo de pessoas que estão procurando soluções para os mesmos problemas na internet e normalmente não obtêm resultados satisfatórios, abandonando as barreiras geográficas.

O conceito de nicho de mercado na internet se distingue da definição de nicho no marketing tradicional, uma vez que a definição deste último é baseada em semelhanças geográficas, demográficas e de comportamento.

Em se tratando do mercado online, estas características demográficas não tem tanta relevância e não são utilizadas como fatores em sua definição.

Na internet as características tradicionais são deixadas de lado, para dar foco nas necessidades não atendidas derivadas de procuras na web.

Não há barreiras geográficas na internet. Assim, para ser denominado um nicho de mercado online basta apenas ter um grupo procurando pela mesma solução.

Um exemplo disso é um grupo de pessoas que buscam produtos sem glúten para sua dieta de emagrecimento.

Segmentação de Mercado

segmentacao de mercado


O primeiro passo para encontrar um nicho é fazer uma segmentação de mercado, ou seja, dividir um mercado em fatias menores e bem definidas.

Um segmento de mercado, segundo Kotler é um grupo de consumidores que partilham um conjunto semelhante de necessidades e desejos.

A segmentação de mercado ocorre normalmente quando unimos mais de uma variável, por exemplo: um empreendedor decide vender um produto para mulheres, brasileiras, de 18 a 35 anos e evangélicas.

A partir daí esse é o público alvo desse empreendedor. A análise do público tem importância indispensável para o sucesso do negócio.

Desta forma, toda a comunicação do produto, a abordagem, as características dos produtos, páginas de vendas, entre outros fatores, deverão ser feitos de acordo com o perfil do público a ser atingido.
 

  • Demanda pelo produto

Antes de criar um negócio para atender a um nicho de mercado, é importante analisar se existe demanda pelo produto que você pretende vender. Imagine você abrir um negócio e

depois descobrir que não tem público para comprar seus produtos? Seria muito ruim, não é mesmo?

Para evitar esse tipo de situação, você deve fazer uma pesquisa para identificar a quantidade de pessoas interessadas no seu possível produto. Coloque-se no lugar do seu cliente e busque por palavras chaves nas páginas do Google.

Anote todas as palavras e pesquise no Google Keywords Planner (Planejador de palavras chaves) para identificar a média de buscas mensais.

Para que o nicho seja viável, o ideal é ter uma média acima de 10 mil busca, porém, dependendo do nicho, acima de 5 mil já é aceitável para começar.

É importante ressaltar que existem outros meios de pesquisa, como o Yahoo respostas, Youtube, Facebook, etc.
 

Muitas vezes encontramos um número pequeno de pesquisas no Google, mas tem vídeos com milhares de visualizações no Youtube, por exemplo.

Portanto, não seja preguiçoso! Pesquise em todas as plataformas possíveis.
 

  • Concorrencia:

Na busca por um nicho, pode ser que você se depare com outros sites de qualidade já estabelecidos oferecendo a mesma solução.

Não basta identificar a demanda, é preciso conhecer o que está sendo oferecido pelo mercado. Quantos concorrentes irão disputar o mercado? Quais são os principais concorrentes? Com quais estratégias eles estão tendo sucesso? O que posso fazer melhor?

Perceba que não se trata de identificar o tamanho da concorrência, mas analisar os melhores sites do seu nicho e identificar o que eles estão fazendo com êxito, para que você possa fazer melhor e se destacar no mercado.
 

  • Foco em um nicho

Todos os segmentos são competitivos, no entanto o empreendedor que foca em um determinado público tem maiores chances de ter sucesso.

Grandes players não se preocupam com nichos pequenos, já que trabalham com grandes variedades para atender variados perfis de clientes.

Já para o pequeno empreendedor é recomendado fazer isso, se especializar, conhecer seu publico alvo para que possa atender com eficácia suas necessidades.
 

  • Posicionamento estratégico

Trata-se de encontrar um diferencial competitivo para a empresa, alguma característica ou qualidade que faça sobressair em relação aos concorrentes.

Algumas perguntas que irá te guiar nesse processo: por que alguém compraria o meu produto e não o produto dos concorrentes? Em que minha empresa é melhor que a concorrência? O diferencial pode ser uma característica do produto, um atendimento qualificado, um sistema de entrega rápida, e por aí vai.
 


Porém não basta ter o diferencial, o cliente tem que reconhecer isso, o diferencial tem que realmente existir e ser divulgado junto ao público.
 


BASES PARA SEGMENTAÇÃO DE MERCADO CONSUMIDOR 

 

Para os autores Kotler e Keller (2012) a segmentação de mercado é realizada por meio de dois grupos de variáveis distintas:

  • Análise de características descritivas; geográficas, demográficas e psicográficas. Depois verificam se esses segmentos de consumidores têm respostas ou necessidades diferentes em relação a um produto.
     
  • Análise de questões comportamentais; como respostas dos clientes em relação a benefícios, fases de uso ou marcas.


Após identificar os segmentos, verificam se existem características diferentes relacionadas a cada segmento de respostas do consumidor.

Por exemplo, se um cliente que opta por qualidade ao invés de preço na compra de um produto, diferencia em termos de características geográficas, demográficas e psicográficas.
 

Segmentação geográfica – trata-se da classificação do mercado em unidades geográficas como; estados, nações, regiões, cidades ou bairros.


Segmentação demográfica – divisão do mercado por variáveis como idade, tamanho da família, fase de vida da família, sexo, renda, ocupação, formação educacional, religião, raça, geração, nacionalidade e classe social.

Segmentação psicográfica – nessa variável os consumidores são divididos em vários grupos baseados em características psicológicas/de personalidade, valores ou estilos de vida. Nessa segmentação, pessoas que pertencem ao mesmo grupo demográfico podem apresentar perfis psicográficos distintos.

Segmentação comportamental - Com base no perfil demográfico é elaborado um perfil comportamental, para identificar características que auxiliem a escolha do mercado. Pode ser identificados elementos como: ocasiões de compra, benefícios, atitude, status do usuário, status de lealdade e aptidão de compra.

 

Como escolher um Nicho de Mercado

como escolher um nicho de mercado


Antes de iniciar em um nicho específico, é importante que você identifique o potencial e a viabilidade do negócio.

Demanda e Lucratividade – Identifique o número de pessoas interessadas no seu nicho, assim você não correrá o risco de oferecer um produto para um público que não tem interesse ou potencial de compra.

Comece com uma pesquisa básica na internet observando se existem buscas dentro do nicho que você pretende trabalhar.

Utilize o planejador de palavras chaves para identificar a quantidade de buscas mensais

O que fazer se você ainda não tem ideia de qual nicho escolher?

  • Faça uma lista com todas as habilidades que você possui.

Digamos que você sabe tocar violão, cozinhar, maquiar ou qualquer outra atividade, coloque essas habilidades em um papel. Feito isso, faça uma pesquisa utilizando a sua lista e anote qual delas têm mais pesquisas na internet.

E se mesmo assim, você não encontrar nenhuma opção de nicho rentável?
 

  • Faça uma nova lista com as habilidades que você pretende aprender! 


Vamos supor que você tem muito interesse em aprender um determinado assunto, você pode aproveitar essa brecha para criar um negócio online dentro desse segmento. É claro que não é tão simples quanto parece, mas você pode começar de forma simples, ajudando as pessoas que sabem menos do que você. Enquanto isso, você continua estudando todo sobre aquele nicho. Tenho certeza que, se você se dedicar, em pouco tempo estará dominando o assunto.

 

Diferenças Entre Mercado de Massa e Mercado de Nicho


Concorrência: No mercado de massa a concorrência é grande por ter empresas fortes e bem estabelecidas. No entanto, no mercado de nicho, por ser um mercado pequeno, Não é interessante para as grandes empresas, portanto a concorrência é baixa.

Preço: No mercado de massa, devido a alta concorrência, há uma grande disputa de preços e necessidade de monitorar os concorrentes, para que cada empresa ofereça preços mais atraentes ao consumidor. Em um nicho é inviável utilizar estratégia de preços baixos, já que não teria como competir com os preços das empresas já estabelecidas no grande mercado.

Margem: No mercado de massa, onde há necessidade de ter uma grande quantidade e variedade de produtos em estoque, a margem de lucro é baixa e o objetivo é lucrar com o volume de vendas. No mercado de nicho, onde se trabalha por especialização, é mais fácil atender as necessidades específicas dos consumidores, oferecendo produtos e serviços diferenciados. Portanto, trabalha com altas margens de lucro.

Volume: O mercado de massa ganha menos em cada venda, por trabalhar com margens apertadas, no entanto no pode lucrar muito no volume total. Já no caso de um nicho, devido à sua especialização, o volume é muito baixo e o lucro vem por meio das altas margens de lucro.

Liderança: O mercado de massa, por ter muitas empresas já consolidadas, na maioria das vezes, já tem uma empresa líder, portanto, conquistar a liderança é mais difícil. Para o mercado de nicho, onde a concorrência é baixa, alcançar a liderança torna um sonho possível.

Atendimento: As empresas que atuam no mercado de grande massa não conseguem atender a todos da melhor forma, uma vez que seu foco estar na variedade de produtos e categorias, além de preços mais baixos que os concorrentes. No mercado de nicho, para trabalhar com altas margens, é necessário oferecer um atendimento diferenciado e superar as expectativas dos clientes, caso contrário, será abolido do mercado.

Público: Um grande mercado, por trabalhar com muitos produtos em categorias diferentes, consegue atender um público bem variado. Já no nicho de mercado, o empreendedor consegue se especializar e entender o comportamento e o que seu público precisa, desta forma, pode enviar suas mensagens diretamente a esse consumidor, sem utilizar a mesma mensagem para todos.

Variedade de produtos: empresas que trabalham com o mercado de massa não oferecem todas as variedades de suas categorias, normalmente oferecem as marcas mais tradicionais de cada uma das categorias. No entanto, as empresas que trabalham com nichos, por não trabalhar com muitas categorias, têm a possibilidade de oferecer várias marcas ou serviços que tenha foco no seu nicho.

Marketing: No mercado de massa as mensagens são amplas e utiliza veículo de massa, com o intuito de atingir pessoas diferentes, na maioria das vezes, com altos custos. As empresas de nichos direciona sua comunicação para um único público e utiliza mensagens diretas que podem ser mais baratas.

Fornecedores: No grande mercado, onde precisa oferecer diversas categorias, as relações comerciais são muito convencionais. No caso de um nicho de mercado, as relações são bem próximas, o que facilita a criação de parcerias para a divulgação e preparo do público alvo.

Serviços: Quem trabalha no mercado de massa tem foco nos preços baixos, portanto, agregar serviços encarecem os produtos  e prejudica a luta por preços. Assim, surge uma oportunidade para o empreendedor de nicho oferecer serviços adicionais e entregar mais valor ao seu público pela excelência nos serviços ofertados.

Investimento: Para entrar em um mercado de massa é necessário um alto investimento inicial e um bom capital de giro, para trabalhar com estoque e preços baixos. No mercado de nicho o investimento deve ser baixo, com poucas categorias e focado em serviço.

Foco: O mercado de massa tem como foco principal o preço. Já no mercado de nicho o foco é o produto, suas características, o valor que pode criar e como utilizá-lo.

Resumindo:

Neste artigo você aprendeu o que é nicho de mercado, a importância de fazer a segmentação para encontrar o seu público ideal, e viu algumas dicas extras para identificar um nicho lucrativo. Agora é sua vez de colocar em prática!

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Sobre o Autor

Ivone Santos

Olá, tudo bem? Atualmente trabalho em casa pela internet. Criei esse Blog com o Intuito de Compartilhar meu Conhecimento e Descobertas no Mercado de Afiliados e ajudar a outras pessoas a ingressar nesse ramo que vem crescendo cada vez mais.

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