Espaço do afiliado

Como Trabalhar Com Marketing de Afiliados

Ivone Santos      sábado, 21 de outubro de 2017

Compartilhe esta página com seus amigos
como trabalhar com marketing de afiliados


você gostaria de ganhar dinheiro na internet e conquistar a independência financeira trabalhando no mercado de afiliados? Neste artigo você vai aprender como trabalhar com marketing de afiliados e vai entender como funciona este segmento que é um dos mais rentáveis e já mudou a vida de muitas pessoas no mundo inteiro.

Para quem deseja ganhar dinheiro na internet, sem dúvida, uma das maiores oportunidades é ingressar no mercado de afiliados.

De acordo com pesquisas, nos últimos 5 anos esse segmento já cresceu mais de 100% e é um dos mais lucrativos em nível mundial.

Não é a toa que a cada ano aumenta o número de empresas/lojista e produtores que cadastram seus produtos nas redes de afiliados para aumentar suas vendas, por meio da estratégia de divulgação e partilha de renda.

Mas você sabe o que é marketing de afiliados? Falaremos sobre isso daqui a pouco, mas antes, veja um resumo do que você vai aprender neste artigo.
 

  • O que é marketing de Afiliados e como funciona

  • Quais são as vantagens de trabalhar como afiliado

  • Tipos de comissões utilizadas no marketing de afiliados

  • Como ganhar dinheiro como afiliado

  • Como trabalhar com marketing de afiliados na prática

  • Dicas para ser um afiliado de sucesso

Gostou do que você vai aprender? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais, para que outras pessoas vejam.

Compartilhar no Google +

Facebook

Twitter

Linkedin

O que é e como funciona o marketing de afiliados

o que é marketing de afiliados e como funciona


O marketing de afiliados é o processo de recomendar e promover produtos ou serviços de outras pessoas ou empresas em troca de uma fatia do valor das vendas que você gerou.

Vamos supor que você gosta muito de animais, você pode encontrar um produto dentro deste segmento e promovê-lo para as pessoas que têm o mesmo interesse no assunto, assim, toda vez que alguém efetuar uma compra, você ganha uma parte da renda de cada produto que você vender.

Nesse processo, empresas/produtores e afiliados se unem em um mesmo objetivo de realizar vendas por meio dos programas de afiliados.

O primeiro programa de afiliados foi criado em 1996 pela Amazon, foi um dos fatores responsáveis pelo crescimento da empresa e existe até hoje.

Desde então os programas de afiliados virou tendência na internet e se tornou relevante tanto para quem vende produtos e serviços (Lojas virtuais, produtores de conteúdo, startups) e desejam aumentar suas vendas, tanto para quem tem uma audiência (Blog, Site, Fanpage) e procuram maneiras para rentabilizar seus canais de comunicação.

Uma vez que você irá promover os produtos, é necessário conhecer os meios de divulgação e comunicação pela internet, é aí que você precisa utilizar estratégias de marketing digital para atrair a atenção das pessoas do seu nicho e tentar convencê-las a comprar pelo seu link de afiliado.

Até aqui você entendeu como funciona o marketing de afiliado, agora vamos entender quais são os responsáveis pelo movimento desse mercado.

Lojista/vendedor/produtor

Pessoa que tem o produto ou serviço para ser vendido e entregue ao consumidor e abre afiliação deste produtos, normalmente em uma plataforma externa de programas de afiliados, para que outras pessoas possam ajudá-los no processo de vendas, em troca de uma comissão por cada ação determinada.

Promotor ou afiliado

É a pessoa que se afilia a um ou mais produtos do produtor/lojista e faz divulgação em seus canais de comunicação com o intuito de atrair potenciais clientes para comprar os produtos por meio do seu link de afiliado.

Consumidor

Pessoa que compra o produto, que pode ser por meio da comunicação do produtor ou do afiliado. É o principal responsável pelo funcionamento desse sistema no mercado de afiliados.

Rede

Responsável por hospedar os programas de afiliados, serve de base para milhares de produtos de diferentes empresas e funciona como uma intermediária entre produtor/comerciante e afiliados, permitindo que estes se unam com o objetivo de realizar vendas em troca de uma comissão.

Quem ganha nesse mercado

Sem dúvida, esse é um processo muito vantajoso, onde todos saem ganhando. Veja bem:

Produtor/lojista - Ganha diversos canais de distribuição, já que pode escolher os programas de afiliados para inserir seus produtos e obtém mais um canal de comunicação com o público, por meio das estratégias de divulgação dos afiliados que se interessam por vender seus produtos.

Afilado/blogueiro/criadores de conteúdo - Consegue monetizar a sua audiência e pode ganhar dinheiro trabalhando com produtos de outras pessoas, recebendo comissão, sem a necessidade de criar o próprio produto.

Cliente - Tem acesso a uma grande variedade de produtos e mais canais de pesquisa e informações para auxiliar na decisão de compra.

Vantagens de Trabalhar com Marketing de Afiliados

vantagens de ser afiliado


Quando se fala em trabalhar como afiliado, são várias vantagens que podemos encontrar, no entanto, a mais importante é o possibilidade de poder ganhar muito dinheiro nesse mercado.

Existem produtos que pagam até 80% de comissão e afiliados que vendem diferentes tipos de produtos, todos os dias.
Além disso, há outras vantagens como:
 

  • Não precisa criar nenhum produto: Trabalha com produtos de outras pessoas.
     
  • Não precisa se preocupar com entrega e suporte: O produtor é responsável pela entrega do produto e pelo suporte ao cliente.
     
  • Baixo investimento para começar: Com um pouco de conhecimento e dedicação, você pode iniciar suas campanhas de forma gratuita, trabalhando com suas redes sociais ou com site grátis, e investir dinheiro somente quando tiver realizando vendas.
     
  • Não precisa ter blog ou site: Você pode começar divulgando seus links de afiliado nas redes sociais ou pode trabalhar com anúncio pago, sem necessariamente ter que criar um blog.
     
  • Facilidade para acompanhar as campanhas: A qualquer hora pode visualizar os relatórios por cliques, vendas, leads, entre outros, dentro da plataforma de programa de afiliados que você usa.
     
  • Pode escalar as vendas: Uma vez que você acertou uma estratégia e está ganhando dinheiro, pode impulsionar suas campanhas por meio de anúncios ou replicar em outros produtos.

Tipos de comissão no marketing de afiliados

tipos de comissão dos programas de afiliados


Existem vários formatos de programa de afiliados, que são utilizados de acordo com os objetivos de marketing do produtor ou lojista.

Nesse caso, cada modalidade de comissão demanda uma estratégia diferente de divulgação por parte do afiliado. Cabe a você, identificar o modelo que melhor se enquadra no seu perfil e na sua estratégia de marketing.

Custo por Clique (CPC)

Nessa modalidade o afiliado é remunerado por clique, ou seja, ele recebe uma determinada comissão (previamente estipulada pelo anunciante), toda vez que alguém clicar em seu anúncio, que pode ser colocado no blog, site, redes sociais, etc.

Custo por Ação (CPA)

Nesse caso o afiliado é remunerado somente se alguma ação for concretizada. Não basta apenas que o usuário clique no anúncio, tem que fazer um cadastro, um compra, solicitar um orçamento ou qualquer outra ação determinada anteriormente pelo produtor ou lojista.

Custo por Lead (CPL)

Trata-se de convencer o usuário a se cadastrar na lista de email do produtor ou lojista. Assim, toda vez que um novo visitante se inscrever com um email válido, o afiliado recebe uma comissão, previamente determinada.

Custo por Mil Impressões (CPM)

O afiliado recebe um valor fixo quando o anúncio atingir mil visualizações. Nesse caso só é interessante para o afiliado que tem muitos visitantes no blog.

Custo por Venda (CPV)

Nessa modalidade o afiliado só recebe a comissão quando o usuário clicar no seu link e efetuar uma compra.

Custo por Instalação (CPI)

Este tipo de comissionamento é focado em tráfego mobile, onde o afiliado recebe um valor fixo toda vez que o usuário instalar um determinado aplicativo em seu smartphone, independente se vai usar ou não esse aplicativo.

Como ganhar dinheiro com marketing de afiliados

ganhar dinheiro com mkt de afiliados


Existem várias maneiras para ganhar dinheiro trabalhando com programas de afiliados. Abaixo, citaremos as mais utilizadas.

Site ou blog

Uma das melhores maneiras para trabalhar com marketing de afiliados é por meio de um blog ou site, desde que estejam relacionado com o nicho dos produtos que irá promover.

Você pode fazer isso de duas formas distintas:

Banners promocionais: Muitos produtores/lojistas disponibilizam banners para os afiliados usarem na divulgação de seus produtos.

Você pode inserir esses banners nas laterais do seu blog ou site, ou no decorrer dos artigos e textos em páginas específicas.

Texto com links: Similar aos banners, você pode inserir os seus links de afiliado diretamente dentro dos artigos, em formato de textos com links.

Só não esqueça de encurtar o seu link antes de inserir nos textos. Você pode fazer isso de forma muito simples, usando um encurtador de links, como o bitly por exemplo.

Saiba Mais ► dicas para ganhar dinheiro com blog

Canal no youtube

Caso ainda não tenha, você pode criar um canal para falar de um nicho específico que seja do seu interesse e que tenha relação com o produto que  está trabalhando.

É importante produzir conteúdo de qualidade e que chame a atenção do público que você quer alcançar. Ok, Ivone! Mas onde eu coloco meus links de afiliado?

Na descrição dos vídeos!

No final de cada vídeo, você pode mencionar um produto para quem quiser se aprofundar no assunto e informar sobre o link na descrição, logo abaixo do seu vídeo, que leva para a página do produto indicado por você.

Página no facebook

Outra opção para trabalhar com marketing de afiliados é através de uma fanpage profissional.

Aqui você pode criar uma página para promover um único produto ou escolher um nicho específico, podendo trabalhar com outros produtos do mesmo segmento.

Importante: Faça postagens frequentes e em diferentes formatos para ajudar os seus fãs e atrair novos seguidores.

Quando for indicar algum produto, faça uma boa chamada e coloque o seu link de afiliado, encurtado no encurtador de links.

Anúncio pago

Outra maneira para ganhar dinheiro como afiliado é anunciando nas plataformas de publicidade paga.

Esta opção é mais complexa e exige um bom conhecimento em estratégias de vendas e análise de campanhas.

Porém, para quem tem os macetes, é a maneira mais rápida de iniciar no mkt de afiliados e efetuar vendas.

Em relação ao tráfego, você pode direcioná-lo para três caminhos distintos:

Páginas de vendas diretas:

Essa opção leva o público diretamente para a página de venda do produtor, onde o usuário poderá fazer a compra do produto ou simplesmente fechar a página e ir embora de vez.

Se o produtor trabalhar com remarketing, você ainda terá chances, caso contrário, é tchau meu amigo.

Página de captura do produtor:

Ao direcionar o tráfego para as páginas de captura do produtor, você aumenta as chances de realizar uma venda, pois, mesmo que o cliente saia da página, ele pode novamente ser apresentado à oferta através das campanhas de emails do produtor ou por meio de estratégia de remarketing.

Página de captura própria:

Esta é forma mais indicada para trabalhar como afiliado na internet, utilizando a sua própria estrutura.

Não sei se você sabe, mas uma lista de e-mail será o seu maior ativo, já que você poderá utilizá-la em diversas campanhas de vendas e se relacionar pelo resto de suas vidas, rs! Falarei mais sobre isso no próximo tópico.

Existem várias formas de trabalhar com captura de emails, as mais comuns são:
 

  • Página de captura com isca digital
     
  • Página de captura com texto e chamada para ação.
     
  • Box de captura na sidebar do blog
     
  • Box de captura durante os artigos
     
  • formulário na página do facebook

E muito mais.

Email marketing

Essa é uma das melhores maneiras de  trabalhar com programas de afiliados. Uma vez que você construiu a sua base de e-mails, ninguém irá tirar de você.

E o mais importante, você pode se comunicar com as pessoas da sua lista quando você quiser, inclusive pode fazer várias ofertas até o cliente comprar, além da possibilidade de vender diferentes tipos de produtos para o mesmo consumidor, desde que esteja dentro do nicho e seja interessante para o seu cliente. Muito bom, não é mesmo?

Vale ressaltar que esta é uma estratégia de longo prazo e não funciona sozinha.

É preciso ter alguma maneira de capturar os emails e construir um relacionamento com esse público, oferecendo conteúdo de qualidade e de forma frequente.

Dica Bônus: Antes de escolher o canal em que irá trabalhar, é imprescindível fazer uma análise para entender o público e identificar o local que concentra a maior parte dos seus possíveis clientes.

Não adianta você fazer um grande trabalho no facebook, por exemplo, se a sua audiência está concentrada no youtube. Pegou a sacada?

Como Trabalhar Como Afiliado na Prática

como trabalhar como afiliado na internet


Agora que você conheceu os principais canais para divulgar seus links de afiliado, o próximo passo é aprender a ser um afiliado na prática. Para te ajudar nesse processo, eu listei 6 passos para trabalhar como afiliado.

1 - Escolher um programa de afiliados

Existem várias opções de programas de afiliados no mercado, que vão desde produtos físicos a produtos digitais.

Portanto, é importante que você decida qual tipo de produto pretende trabalhar e avalie as plataformas disponíveis para escolher o programa que melhor se adapte ao seu objetivo.

2 - Escolha os produtos

O próximo passo é identificar os produtos que seja de interesse do seu público.

Nessa etapa é imprescindível que você avalie as características e qualidade dos produtos, para garantir que este irá resolver os problemas e satisfazer as expectativas da sua audiência.

3 - Escolha um canal de comunicação

Se você ainda não tem uma audiência (seguidores) você precisa escolher um canal pelo qual irá se comunicar e reunir o seu público.

Não há uma regra sobre qual caminho seguir, você irá fazer o seu marketing no canal que achar mais adequado de acordo com o seu perfil. Seja por meio de um blog, site, canal no youtube, página no facebook, etc.

O importante é que você entenda o público e passe a sua mensagem da forma correta.

4 - Eduque seu público

Agora que você já escolheu o canal, é hora de oferecer conteúdo que tenha relevância para sua audiência e informá-la sobre o produto que você está promovendo.

É claro que o conteúdo tem que estar relacionado com o assunto do produto. Vamos supor que você está promovendo um curso sobre anúncios no facebook, você pode produzir vídeos curtos sobre divulgação nas redes sociais, pode disponibilizar um ebook sobre o tema, fazer review do curso, escrever artigos, etc.

Durante esses conteúdos você pode mencionar o produto e disponibilizar o seu link de afiliado para quem quiser se aprofundar no assunto

5 - Invista em anúncios pagos

Uma maneira de agilizar o processo de vendas é por meio campanhas nas plataformas de anúncios pagos.

É claro que não é obrigatório, mas se você tiver uma grana para investir, pode ser uma ótima opção para escalar o seu negócio.

Vale ressaltar que esta etapa não é para amadores. Se você não entende as plataformas, não conhece os formatos e características de anúncios e não sabe fazer uma boa copy, é melhor nem tentar, senão vai perder dinheiro.

Nesse caso é melhor separar o dinheiro e investir em um curso completo, que ensine passo a passo, como anunciar na plataforma que você escolheu trabalhar.

6 - Faça teste e mensure os resultados

Independente do tipo de estratégia que você está utilizando, é fundamental que você avalie os resultados frequentemente.

No marketing de afiliados tudo deve ser testado, as vezes uma estratégia que funcionou pra mim, pode não funcionar para você, e assim por diante.

Portanto, teste plataformas, produtos, estratégias, páginas de vendas, enfim tudo que você colocar em prática. Se algum produto não estiver convertendo, tente identificar o erro e ajuste sua estratégia.

Caso não der certo, escolha outro produto e teste novamente. Vai chegar uma hora que você será um expert, de tantos testes que terá feito.

Dicas para ser um Afiliado de Sucesso

dicas para ter sucesso como afiliado

1- Entenda a sua audiência

O primeiro passo para ter sucesso como afiliado é entender o seu público ideal.

Não importa o tipo de estratégia que você vai utilizar, se você não se comunicar da maneira certa, tudo será comprometido.

Antes de iniciar qualquer oferta, é necessário fazer uma análise do público alvo para identificar suas principais dores, desejos, sonhos, gênero, enfim, você precisa saber tudo sobre as características e comportamento do público que pretende atingir.

2- Entregue valor

Agora que você já entende o que seu público precisa, é hora de gerar valor para a vida dessas pessoas.

Produza conteúdo de qualidade e que resolva os problemas da sua audiência. Se você fizer um bom trabalho, as pessoas irão confiar em você, e consequentemente, terá mais as chances de comprar algo que você indicar.

3- Seja profissional

Um dos requisitos para ter sucesso como afiliado é trabalhar de forma profissional, uma vez que você precisa conquistar a confiança do público e enfrentar a concorrência, não dá para fazer isso de forma amadora.

Portanto, invista em uma estrutura profissional e amplie o seu conhecimento sobre as diversas áreas de atrair tráfego para o seu negócio.

4 - encare como um negócio

Se você pretende realmente ganhar dinheiro como afiliado, de forma constante, você precisa encarar a sua atividade como um negócio e trabalhar sério nos seus projetos.

É possível trabalhar apenas com esta profissão, desde que você se dedique e tenha determinação.

Leia Também: Como Montar um Negócio Online

5 - Aprenda a vender

Não importa o que você vai vender ou o tipo de canal que irá utilizar, se não dominar as técnicas de vendas, você não vai vender nada!

Pode até vender, mas uma venda aqui, outra lá no Japão! Brincadeiras à parte, mas é serio!

O segredo para vender com frequência é saber utilizar das técnicas de copywriting. O que significa? É a técnica de criar uma mensagem persuasiva, utilizando palavras estratégicas com o objetivo de chamar a atenção e convencer o usuário a realizar uma determinada ação.

Para você ter uma ideia, 85% das vendas do mundo inteiro, tanto na internet como fora dela, são concretizadas devido ao uso do copywriting.

Em resumo, é um assunto mais importante no mundo dos negócios e você precisa aprender a dominar estas técnicas, se quiser realizar muitas vendas.

Recentemente eu adquiri um ebook do Jordão Felix, especialista em vendas online e copywriter profissional e que já me ajudou muito nas estratégias do meu negócio, se você tiver interesse em dominar as técnicas de vendas, esse é um ebook que eu recomendo.

Saiba Mais Sobre o Extraordinário E-Book Copywriting

E-Book Copywriting


Tenho certeza que se você aplicar as técnicas corretamente, você irá vender muito! Clique aqui para acessar o E-Book Copywriting

Conclusão:

Neste artigo você aprendeu o que é marketing de afiliados e entendeu como este mercado funciona, desde o conceito até a parte prática onde eu te falei sobre os canais disponíveis para trabalhar como afiliado e ainda passei algumas dicas poderosas para você ser um afiliado de sucesso.

Espero que você coloque em prática todas as dicas e que este conteúdo te ajude a começar neste mercado com o pé direito.

Conte para nós, quais são as suas espectativas no mercado de afiliados?  Deixe seu comentário abaixo para inspirar outras pessoas.

Sucesso pra ti!

Um abraço

Artigos Relacionados:

Comentários

Oportunidade-de-Negócio-Micro_Franquia_Builderall
Marketing Afiliados
Trabalhar em Casa
Tráfego
Redes Sociais
Ferramentas

Artigos Recentes

O que é Marketing? Definição simples e direta

sexta-feira, 25 de maio de 2018

Como escrever um artigo para blog? 7 Dicas poderosas

quinta-feira, 5 de abril de 2018

Consumo de Vídeo Online e a Importância para Empresa

terça-feira, 27 de março de 2018

15 vantagens de trabalhar como afiliado na internet

terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

Mude Sua Vida

Cadastre-se para receber dicas e artigos que vão te ajudar a ter um negócio sólido e lucrativo na internet

100% Seguro!

Canal no Youtube

Siga-nos



Perfil no Pinterest

Sobre o Autor

Ivone Santos

Olá, tudo bem? Atualmente trabalho em casa pela internet. Criei esse Blog com o Intuito de Compartilhar meu Conhecimento e Descobertas no Mercado de Afiliados e ajudar a outras pessoas a ingressar nesse ramo que vem crescendo cada vez mais.

Saiba Mais
Builderall Plataforma de Marketing de Digital